Apresentando Vinicius Grossos

Vinicius Grossos iniciou sua carreira literária em 2014, lançando de forma independente seu primeiro livro, Sereia Negra. De lá para cá, outros cinco livros lançados, participações em antologias e um prêmio Ecos da Literatura na categoria de melhor livro nacional. O autor já é um dos grandes expoentes da literatura nacional para o público jovem adulto e LGBTQIAPN+.

Sabendo dosar muito bem a carga de humor em seus livros, o autor cria personagens marcantes e situações com as quais seus leitores terão identificação. Ao longo desses 10 anos de carreira, Vinicius se tornou uma voz para a literatura queer jovem do Brasil.

Seu mais novo livro, Cruzeiro do amor, chegou às livrarias em junho, no mês do orgulho, pela Livros da Alice. A obra aborda a história de Alessandro, um influenciador digital que descobre a traição de seu namorado pouco antes de embarcar em um cruzeiro especial para o Dia dos Namorados, organizado para uma campanha publicitária. A única exigência do contrato é que ele precisa de um parceiro para acompanhá-lo. Sua salvação está em Benício, um jovem ator que não está obtendo sucesso em testes para comerciais.

Vinicius define o livro como “uma comédia romântica que estamos acostumados a ver na Sessão da Tarde”. Cruzeiro do Amor chega em um momento em que as narrativas LGBTQIAPN+ que são vistas regularmente na mídia começam a mudar. As histórias que retratam um jovem gay atingiram um ponto de protagonismo e, acima de tudo, deixam de ter o habitual final trágico.

O jornal carioca Correio da Manhã afirmou que o livro “representa um marco na evolução da literatura LGBTQIAPN+ no Brasil, mais leve e diverso e que têm cativado o coração do público nos últimos anos”. Aos 31 anos, Grossos, natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conquista seu espaço e sua relevância no meio literário a cada lançamento. 

Anterior
Anterior

“O Menino e Sua Árvore”: Rodrigo França Celebra a Importância da Ancestralidade

Próximo
Próximo

Tia Ciata: A Grande Mãe do Samba e a Herança Musical do Brasil